segunda-feira, 24 de maio de 2010

A DIFERENÇA ENTRE VIGILANTE E PORTEIRO

Amigos, em várias empresas que visitei pude notar a utilização de forma errada dos serviços de portaria. Muitas empresas estão utilizando os porteiros para executar os serviços que só poderiam ser executados por vigilantes. Abaixo incluo informações sobre este tema para evitarmos erros de interpretação.

A atividade de segurança privada é regulamentada pela Lei 7.102/83; Decreto 89.056/83 e por portarias do Ministério da Justiça, em especial a Portaria MJ-387/2006, sendo que a atividade da segurança privada é explorada através do exercício da função do Vigilante, função esta desempenhada com a nítida ostensividade, porém, somente podendo ser exercida por profissionais habilitados, que tenham realizado curso de formação de vigilantes e suas reciclagens, sendo-lhe permitido o porte de arma de fogo, de calibre 38 (em geral, podendo ser 32), não importando se em determinado posto será ou não exigido que o vigilante trabalhe armado.

O porteiro pode desempenhar suas funções num mesmo local onde exista um posto de vigilante (não importando se é armado ou não), sendo certo que o porteiro desempenhará suas funções específicas (algumas conflitantes com as do vigilante), porém, nunca com o objetivo de impedir ou inibir a ação criminosa, com a finalidade de proteger os bens patrimoniais, pois esta função é a do vigilante.

É certo que um porteiro pode ser substituído, em horários de almoço ou intervalos necessários para satisfação de necessidades fisiológicas, por outro porteiro, recepcionista ou, até mesmo, dada o curto espaço de tempo e desde que não comprometa o sistema de segurança contratado, por um dos vigilantes do posto; porém, um vigilante, qualquer que seja o motivo, somente poderá ser substituído por outro vigilante, dada as especificidades do curso de formação e do desempenho de sua função, nitidamente ostensiva ao combate ao crime.

Alguns postos de serviço podem permitir que exista a prestação de serviços simultânea de Recepcionistas, Porteiros e Vigilantes, sendo que, a cada um dos profissionais envolvidos na execução desses serviços, deverá haver a conscientização, tanto deles, como dos tomadores de serviços, dos limites de atuação de cada função, sob pena de caracterizarem ilícitos que podem gerar processos administrativos e/ou penais em determinados casos.

Assim, o vigilante deve prestar seu serviço com a nítida finalidade de proteger o patrimônio do contratante do serviço; o Porteiro deve averiguar a entrada e saída de pessoas e veículos, proceder a anotações em relatórios específicos sobre estas movimentações, orientar os pedestres e condutores de veículos, etc.; e a recepcionista deve receber e encaminhar aos destinos os visitantes e terceiros, atender e repassar ligações telefônicas, entre outras.

É certo que a palavra "ronda" causa confusão, porém, uma ronda pode ser feita por um porteiro sem que isso confunda com segurança patrimonial, pois o porteiro pode rondar o estacionamento para averiguar a regularidade de estacionamento dos veículos dentro de áreas demarcadas, pode rondar o escritório da empresa para apagar luzes eventualmente esquecidas acesas, desligar computadores e outras funções que não tem finalidade de garantir segurança patrimonial. Já o Vigilante, quando em ronda, está justamente certificando-se de que o perímetro vigiado está em segurança, segurança essa em relação ao patrimônio do tomador de serviços contra ações criminosas eventualmente tentadas ou mesmo, eventualmente, consumada.

A Segurança Privada é fiscalizada pela polícia federal, sendo que as infrações cometidas no mercado podem ser alvo de Inquéritos Policiais Federais e/ou Processos Administrativos Federais, onde serão discutidas as circunstâncias dos fatos originais desses procedimentos e, após o trâmite processual necessário, serão proferidas as decisões que cada caso requer, podendo ser advertência, suspensão e encerramento de atividades e penas pecuniárias; além de, quando constatado, eventualmente, um porteiro que porte arma, processo penal específico de porte ilegal de armas, pois, na área privada, apenas os vigilantes podem portar arma de fogo.

Seria interessante, para uma visão mais ampla da matéria, com todos os seus requisitos e abrangência, que o cliente, caso entenda necessário, procedesse a leitura da Lei 7.102/83; Decreto 89.056/83 e da Portaria MJ-387/2006, familiarizando-se, dessa forma, com toda a gama de direitos, deveres e responsabilidades envolvidas na seara da Segurança Privada.

Apenas para estabelecer alguns critérios legais em torno da atividade de segurança privada, citamos alguns artigos da Lei e da Portaria em torno da questão.


A Lei 7.102/83, assim define a questão:


Art. 3. - A vigilância ostensiva e o transporte de valores serão executados:

I - por empresa especializada contratada;
...

Art. 10 - São consideradas como segurança privada as atividades desenvolvidas em prestação de serviços com a finalidade de:

I- proceder a vigilância patrimonial das instituições financeiras e de outros estabelecimentos, públicos ou privados, bem como a segurança de pessoas físicas;

II- realizar o transporte de valores ou garantir o transporte de qualquer outro tipo de carga.
...

Parágrafo 2. - As empresas especializadas em prestação de serviços de segurança, vigilância e transporte de valores, constituídas sob a forma de empresas privadas, além das hipóteses previstas nos incisos do caput deste artigo, poderão se prestar ao exercício das atividades de segurança privada a pessoas; a estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviços e residenciais; a entidades sem fins lucrativos; e órgãos e empresas públicas.
...

Art. 19 - É assegurado ao vigilante:

I- uniforme especial as expensas da empresa a que se vincular;

II- porte de arma, quando em serviço (podendo usar cassetete, apito e colete a prova de balas, em determinadas situações);

III- prisão especial por ato decorrente do serviço;

IV- seguro de vida em grupo, feito pela empresa empregadora.
...

Já a Portaria MJ 387/2006, entre outros aspectos, regulamenta:

Art. 125 - É punível com pena de multa de 2.501 (duas mil e quinhentas e uma) a 5.000 (cinco mil) UFIR, a empresa especializada e a que possui serviço orgânico de segurança que realizar qualquer das seguintes condutas:
...

XVIII- executar ou contribuir, de qualquer forma, para o exercício da atividade de segurança privada não autorizada;
...

Art. 148- A execução não autorizada das atividades de segurança privada por pessoa física ou jurídica, através de qualquer forma, implicará a lavratura do auto de encerramento respectivo.

93 comentários:

  1. Respostas
    1. vigia nao pode fazer rondas usando bastao como faz o vigilante pois vigia nao existe na lei trabalhista nao tem seguro de vida nao usa arma nao pode usar uniforme nem cacetete juridicamente nao existe existe somente o vigilante ou no caso de prefeituras o guarda municipal desde que a prefeitura tenha a guarda municipal criada os vigias de prefeituras tanbem estam todos ilegais basta uma denuncia na policia federal ok

      Excluir
    2. sou vigilante,por falta de oportunidade estou atuando no momento como ag.de portaria porem forneceram arma de fogo,e nao apresentaram seu documento

      Excluir
  2. ola sou vigilante e gostaria de saber se uma empresa com portaria pode possuir somente porteiro,nao aceitando vigilantes pois ela mesmo referiu que vigilante é isca pra bandido,esse comentario nao seria uma ofença para os profisionais da segurança privada.ATT:vigilante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode possuir sim, se quiser somente portaria. Referente ao vigilante ser isca para bandido é meio complicado, acredito que a empresa pensa que ter um vigilante os bandidos vão pensar que tem algo de valor naquele local. Em parte é correto pensar assim, pois eu só contrataria um vigilante para guardar algo de valor, sendo assim, onde tem vigilante há algo de valor e é ou pode ser isca para bandido.

      Excluir
    2. concordo kkkk

      Excluir
  3. BOM DIA, SOU VIGILANTE E GOSTARIA DE SABER SE O VIGILANTE ELE PODE SER SUBORDINADO AO PORTEIRO EM LOCAL DE SERVIÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim, imagine o seguinte: o porteiro faz o controle de acesso das pessoas no local ou perimetro, quando há um invasão pela porta dianteira onde o porteiro se encontra com certeza ele te acionará. Em torno de 95% das empresas que contratam serviços de segurança nao tem um Plano de segurança ou esquema de segurança, sendo assim, o vigilante fica a criterio da empresa contratante e esta empresa que contratou o serviço de vigilancia pode colocar esse serviço subordinado a qualquer pessoa dentro da empresa. Há que se observar que sua função de vigilante nao mudará, nao fará diferença a quem voce será subordinado, desde que faça o seu trabalho de vigilante.

      Excluir
  4. trabalho das 18;00 as 08;00 hs do dia seguinte , não faço hora de janta , pois tiro este horario jantando na mesa de monitoramento, gostaria de saber ; o que a empresa tem que me pagar de horas extras. pelo amor de DEUS me me responda. 01/09/2011

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sua jornada deve ser 12x36, voce faz jus ao intervalo intrajornada de 01 hora.

      Excluir
    2. meu amigo,procure o ministério público do trabalho mais perto de você e diga que quer fazer uma denuncia e eles vão te orientar e se for o caso vão abrir processo e tudo é confidencial,no seu caso vc pode até continuar assim,mas eles terão que pagar seus direitos ou seja,intra-jornada.

      Excluir
  5. sou vigilante e gostei do comentario !!

    ResponderExcluir
  6. danielgarciapereira@hotmail.com
    bom comentario p tirar as duvidas !!

    ResponderExcluir
  7. hernal; pena que a fiscalizaçao nao atua como deveria pois muitas empresas clandestina esta no mercado enganando os cliente e enrolando os funcionarios (vig.)

    ResponderExcluir
  8. sou vigilante e gostaria de saber se posso ser trocado de posto de serviço sem eu querer, para mais longe da minha casa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser trocado sim, quando voce entra na empresa a mesma tem o contrato de trabalho, neste contrato que voce assinou tem uma item que diz que voce estará a dispoosição da empresa. A empresa é cada um dos seus postos, sendo assim ela pode colocar voce num posto ao lado de sua casa ou outro mais longe desde que desempenhando a funçao de vigilante.

      Excluir
    2. a empresa pode te levar para qualquer posto de serviço desde que tenha onibus e se compativel com as passagens que ela te da ,se nao tiver onibus a obrigaçao e da empresa em mandar o fiscal te recolher apos o seu serviço e deixalo na parada do onibus , sou vigilante e faço isso

      Excluir
  9. Olá boa noite sou vigilante,atualmente trabalho em um condomínio trabalha eu, e um outro vigilante, revesamos na hora do almoço eu saio de um posto que e na frente do condomínio e vou para portaria, onde faço meu almoço atendendo os moradores e prestadores de serviços, mal almoço atendendo as pessoas a empresa não paga hora extra trabalho 12x36,

    Duvida 1. Eu que posso recusar em fazer o trabalho de portaria sendo que fui contratado para ser vigilante?

    Duvida 2.Posso exigir uma hora de almoço?

    por favor me responda essas duas duvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, voce é vigilante contratado como vigilante?

      Excluir
    2. tenho curso de vigilante estou trabalhando no momento de porteiro,porem com arma de fogo e a mesma nao possui documentaçao oque fazer

      Excluir
    3. denucia a policia federal e melhor

      Excluir
  10. Amigo uma duvida cruel eu trabalho em um condominio onde possui 6 "vigias" ou seja trabalhamos sem armas e fui registrado como VIGIA o porteiro que trabalha la é um senhor de idade e eu e mais um companheiro fomos escalados a fazer trabalho de portaria ou seja do porteiro 15 dias cada um na portaria isso é normal? Pq o porteiro esta fazendo nosso serviço ou seja o serviço de "VIGIA" sendo que ele é registrado como porteiro. Fora outras coisas que temos que fazer la arrumar portão que quebra, atender interfone, carregar mesas a sim tem mais um detalhe uniforme o pessoal da uniforme 3 numeros maiores que o meu ou seja fico parecendo um palhaço isso tudo é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu prezado nada disso é normal nao, entenda que vigia nao é vigilante, vigia é um serviço como se fosse fiscal onde vai detectar o problema e denunciar, vigia nao tem que ficar abrindo portão, atendendo telefone e muito menos ficar arrumando portão, vigia é para vigiar se tudo corre bem e se nao tiver tudo correndo bem o vigia deve relatar para providenciar recursos ou concertos imediatos. Se voce faz um trabalho que é de vigilante como fazendo abordagens em meliantes, trabalhando armado... ae voce deve ir atras de seus direitos pois está acontecendo o desvio de função, isso vale tambem para o trabalho de portaria.

      Excluir
    2. vc para ser vigilante presiza se formar vigilante e trabalhar numa empresa de segurança privada assim sera guarda patrimonial do contrario o condominio te contratou como vigiaporteiro vigia e a mesma coisa do que porteiro ok pode sim arrumar portao e outras coisinhas no condominio se vc trabalhasse pra uma empresa de segurança e fosse vigilante formado vc provalvelmente seria guarda patrimonial no condo minio somente fazer a segurança ok

      Excluir
  11. gostaria de saber se porteiro e vigia é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a mesma coisa nao. Profissoes diferentes:
      Vigia é como se fosse um fiscal da empresa, está ali para vigiar se tudo corre bem na empresa.
      Porteiro é um profissional contratado para cuidar de controle de acesso a um local restrito (se nao for restrito esse profissional seria um atendente ou recepcionista) esse controle de acesso pode ser executado com interfone (nao telefone), chaves, abrir e fechar poortão, camera para auxiliar pontos cegos a nivel de ver os portoes nao a nivel de segurança, entre outros dispositivos utilizados.

      Excluir
  12. sou porteiro e trabalho como segurança e normal a casa esta vazia e tem muitos ratos nao tem agua potavel e nem lugar para esquentar comida e nunca saio no horario minha escala e 12x36

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro, solicite a empresa que voce trabalha que troque seu posto de serviço, caso isso nao aconteça, ja começe a deixar seu curriculo em outras empresas, caso nao queira essa opção a outra saida seria voce entrar com uma recisão direta acusando a empresa por local insalubre. Sao essas opções. Referente ao horario começe a colocar na sua folha de ponto os minutos que sai depois do seu horario.

      Excluir
  13. sou porteiro e trabalho como segurança e normal a casa esta vazia e tem muitos ratos nao tem agua potavel e nem lugar para esquentar comida e nunca saio no horario minha escala e 12x36

    ResponderExcluir
  14. Ola.. sou vigilante tenho curso .. e fui contratado para trabalhar como porteiro.. isso é legal..posso assinar carteira como porteiro sendo vigilante.??

    ResponderExcluir
  15. A EMPRESA GIRA 24HS TEM PORTEIRO DIURNO 12HS E A NOITE NAO, OS VIGILANTES NOTURNO FAZ TODA FUNÇAO DE PORTEIRO E RECEPCAO, ISSO E CONCIDERADO COMO ACUMULO DE FUNÇAO.

    ResponderExcluir
  16. trabalho em uma empresa que exige de todos o curso de vigilantes. pois só nos registran como porteiros... queria saber o que reaumente esta errado....

    ResponderExcluir
  17. oque eu gostaria de saber é porque o porteiro e o vigilante ganham uma miséria para se responsabilizar e se preucupar em trabalhar bem para a empresa que o contrata e cuidar da empresa contratante e alem de as vezes exercer a função em postos que é um lixo depois que inventaram a conta salario os bancos ficam arrumando desculpas e alegando que temos que abrir primeiro conta corrente para depois transformar em cta salario ou seja temos que suar para pagar tarifa bancaria pagar sindicato que não fazem porcaria nenhuma pelo trabalhador e aturar ésta mafia da terceirização porque delegacia do trabalho não fiscalizão ai os patrões deitam e rolam e quem vamos nos agarrar com deus porque o homem não resolve é nada

    ResponderExcluir
  18. ola amigo,eu fui chamado em um emprego para ser vigilante,pediram na propaganda pessoas com a formação de vigilante,foi proposto o salario de acordo com o que vigilante ganhava,apos seleção fui contratado pela empresa,apos recber minha carteira de volta vi que no contrato estava como aux.de segurança.
    meu trabalho e das 20horas da noite as 8 da manha 12/36 ou seja,minha funçao como aux esta sendo..abrir e fecha portao,anotar saida e entradas de veiculos,registrar ocorrencias e ainda fazer a prestação do serviço de vigia a noite,nao tenho um bastao ou arma e sim so meu telefone que posso liga pra alguem.
    isso esta certo?

    se der me manda seu msn: meu e samanzal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. ola bom dia meu esposo trabalha como porteiro e um porteiro pode fazer serviços de pesagem de balanças de caminhão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Positivo o porteiro, nada mais he que um controlador de aceso.. fascendo a entrada e saida de pessoas e veiculos..

      Excluir
  20. boa tarde sou porteiro e trabalho em uma passagem de nivel de uma ferrovia,em meu trabalho fecho o transito de uma avenida movimentadisima para a passagem de trens cargueiros e ate mesmo de passageiros isto e serviço de portaria ou se caracteriza desvio de funçao.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Sou do sexo feminino,fiz um concurso publico com a função de Porteiro, fui contratada mas o encarregado me disse se eu quisesse assumir o emprego,era p/trabalhar a noite,ficar em creches,zoonoze,forum sozinha.
    Duvida,isso não seria serviço de vigia? não seria desvio de função?
    Eu estou trabalhando a noite tenho muito medo,tb faço 12/36hrs.Mas tenho que trabalhar,por favor tire essas duvidas oq devo fazer?
    grata.

    ResponderExcluir
  22. olá,amiga estou na mesma situaçâo que voçê,tambem fiz um concurso publico da mgs p porteiro/vigia,assumi o cargo e estou tendo que trabalhar a noite tambem em lugares horriveis,tenho pãnico em ficar sozinha,gostaria de saber se estao certos em nos colocar em tal situação,e se é prioridade o horario diurno p mulheres,conto com sua resposta

    ResponderExcluir
  23. queria saber se quanto tempo o porteiro tem direito a trienio...
    no caso tenho 5 anos e 6 meses de empresa e nao recebo...
    oq fazer posso ir direto na justiça..

    ResponderExcluir
  24. Ola estou registrado como porteiro e trabalho como vigia (12x36) nao venho me entendendo com a empresa ultimamente. Gostaria de saber se posso entrar com uma ação por desvio de função.

    ResponderExcluir
  25. Eliene Santos Ola tenho curso de Porteiro -Vigia pelo Senac mas nunca trabalhei na função gostaria de fazer uma reciclagem do mesmo para buscar uma oportunidade alguém me daria uma dica onde fazer essa reciclagem elieneartspinturasereformas2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde!
    Gostaria de saber se vigia pode fazer ronda no perimetro de uma empresa...
    Também gostaria de saber por que no Cadastro Brasileiro de Ocupaçoes(CBO) do ministerio do trabalho, vigia e porteiros tem o mesmo cógigo já que eu entendi que vcs disseram que são funcoes distintas...
    Desde já agradecido...

    ResponderExcluir
  27. bom dia trabalho em uma distribuidora como porteiro ,mas lá desempenho varias funçoes tais como: controladora de acesso, segurança patrimonial de final de semana temos que limpar guarita atender e repassar ramais depois das 5:30 hs da tarde gostaria de saber se tudo isso é legal e esta no regimento dos porteiros de empresa já que não tenho curso de porteiro por estar extinto obrigada

    ResponderExcluir
  28. Oi tudo bem, trapalhona. Portaria entrou as 17:30 vou ate as 7:30, de segunda a sexta.
    e no sábado e domingo trabalho de dia ou a noite eu e mas um. Ou a noite ou de dia..
    os pessoas da empresa saem as 17:30 .
    eu fecho o portão e abro outro dia, e as vezes peso caminhões Na balança. Queria saber se tem desvio de função ai muito obrigado espero sua resposta

    ResponderExcluir
  29. TENHO UMA RESPOSTA . TACA NO PAU ESSA RAÇA DE EXPLORADOR. QUE SO PAGA UMA MERRECA . PARA OS VIG. E PORTARIA PAU NELES

    ResponderExcluir
  30. ola sou vigilante.. e quando falta porteiro na empresa que trabalho ela quer me colocar na portaria.. posso trabalhar como porteiro..

    ResponderExcluir
  31. trabalho como porteiro noturno não tem expediente a npite trabalho so tenho que fazer rondas eletrônicas de hora em hora rondar a empresa batendo bonto possa entrar na justiça como desvio de função sou vigilante de prifissao

    ResponderExcluir
  32. Ola. Eu tive minha carteira assinada como porteiro e presto serviços para uma rede de supermercados e tenho que realizar trabalhos como lacrar mercadorias para envio , assinar notas fiscais que ocorrerão erros e até escoltar o pessoal dos caixas que transporta os malotes de dinheiro , revistar caixas , lacrar e etiquetar bolsas e objetos de funcionários e realizar rondas de prevenção a furtos no interior dos estabelecimento e trabalho 6 e folgo 1.
    Gostaria de saber quais são meus direitos e também se em caso de acidente ou erro envolvendo alguma dessas atividades eu poderia ser responsabilizado ?
    Eu também gostaria de saber se em algum evento em que possa me acontecer algum tipo de acidente eu serei indenizando ou receberia algum beneficio ?

    se algem puder me ajudar meu email é ( iorso2@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo ! há uma serie de erros ai mais o mais impor é Desvio de função e Acumulo de função. pesquise sobre isso

      Excluir
  33. Ola...a minha carteira esta assinada como Controlador de Acesso e eu trabalho em um predio e bato bastao eletronico isso eh correto...e o bastao eh batido em meia e meia hora e começa as 21:00,21:30,22:00......ate as 05:30...esta correto isso eu posso recorer..

    ResponderExcluir
  34. ola..por favor responda as minhas perguntas sobre o controlador de acesso bater bastao eletronico...e outra agora estou trabalhando sem lugar fixo sem hora fixa e sem dia fixo..isso eh correto.por favor responda minhas perguntas...desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  35. Trabalho com Vigilante mais estou registrado com controlador de acesso,posso mover um processo por desvio de função.

    ResponderExcluir
  36. MUITO BOM ESSA TROCA DE INFORMAÇÕES , AJUDA A MANTER AS PESSOAS INFOMADAS DOS SEUS DIREITO E DEVERES , VIGILANTE RECEM SAIDO DO CURSO PROCURANDO TRABALHO ABRAÇO !!

    ResponderExcluir
  37. fui contratada como controladora de acesso mais aos fins de semana e feriados quando cai minha escala faço serviço de vigilante batendo bastão de meia e meia hora é correto,fui dispensada do trabalho no dia que completei os 90 dias de trabalho ´so que estava de atestado no dia como faço preciso de uma resposta

    ResponderExcluir
  38. eu sou porteiro numa empresa e lá eu faço trabalhos de porteiro, vigilante noturno tenho que fazer faxina na cozinha e banheiros , carregar carreta, faço pintura na empresa , faço trabalho de limpeza do pátio, recolho lixo ,ajudo a manobrar carretas e abro e fecho o portão.
    Qual dessas funcões é minha fazer e qual é, e não é os meus deverees na empresa , se eu me recusar a fazer algumas coisas ele sempre me ameaça com a demissão .
    OQUE FAZER ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o loco...isso esta errado. Mas como vc esta registrado " ajudante geral", se for como porteiro ou controlador de acesso isso é desvio de função.

      Excluir
  39. É correto o controlador de acesso, fazer 12/36 e ronda e bater bastão de 30x30 minutos, e fazer livro de ocorrência, cuidar de crianças ( no caso trabalhar em uma instituição escolar) não ter horário de almoço, local para esquentar ou até mesmo geladeira para guardar o alimento, as vezes dependendo do local não há papel higiênico, água, um total descaso, a escola seria conivente né pq esta ciente do que esta acontecendo. isso é um absurdo e paga muito mal!!!!

    ResponderExcluir
  40. ola sou contratado como vigia em um hotel em curitiba mais tenho que abrir o portao controlar o acesso de pessoas e ainda escoltar os funcionarios que saem as 23:00 hrs ate o ponto de onibus devido a violencia do bairro, e retornar ao meo posto para terminar minha escala.
    sei que nao esta correto poderia me dar umas dicas obrigado.

    ResponderExcluir
  41. ola sou porteiro, e queria saber se e serto o que estou passando na empresa em que trabalho? eu so tenho 20min, para aumoçar, 08min, para ir ao banheiro e para tomar agua eu tenho que ir rapido e voltar voando, as vezes, nao so eu, mais todos os meus colegas estao passando mal por ter pouco tempo para almocar, e sem falar que onde nos almoçamos e longe, resultando em 10min parair e voltar, ou seja sobrao outros 10min para engulir...isso tudo ai esta certo? lauro-e@bol.com.br

    ResponderExcluir
  42. Boa noite, trabalho numa portaria de uma empresa aonde eu tenho que fazer monitoramentio de cameras. Acredito eu que essa não seja a função de um porteiro.
    Gostaria que você me explicasse sobre isso.
    cegsilva001@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. Boa Tarde , eu trabalho de porteiro e vigia a noite em uma empresa .
    eu gostaria de saber , se isso é permitido .. eu nao tenho experiencia como vigia ..
    eu trabalho sozinho durante a noite .. trabalho com a mao vazia .. sem nenhuma proteçao ..
    isso é permitido .. eu como porteiro , fazer serviço de porteiro e vigia a noite e sozinho .
    Desde ja .. MUITO OBRIGADO !

    ResponderExcluir
  44. sou formada em vigilante se assinarem minha carteira em portaria prejudica em algo?

    ResponderExcluir
  45. Olá boa noite!
    Sou vigilante e trabalho em um mercado.meu horário de janta é de 18:00 as 19:00,neste horário se estiver em um banheiro ou comendo algo tenho obrigação de descer e atua como vigilante se acontecer algum BO no mercado?

    ResponderExcluir
  46. Sou porteiro e trabalho em uma empresa terceirizada...Lá exigem que nós "Porteiros" façamos a ronda,que consiste em andar pelo prédio comercial batendo 30 pontos de ronda,proibindo uso de celulares,tablets e eletrônicos em geral,ainda "pedem" que intimidemos o uso de bonés,toucas e várias outras coisas e ainda exigem que nós "Porteiros" em caso de descumprimento de quaisquer dessas normas peguemos a documentação do funcionário com nome e R.E para medidas administrativas...

    QUERO SABER :
    1º:ISSO É CONSIDERADO DESVIO DE FUNÇÃO?
    2º:POSSO DENUNCIA-LOS?
    3º:SE NOS OBRIGAM A PAGAR UM SINDICATO TODO O MÊS,SEM AO MENOS SABERMOS QUAL SINDICATO NOS PERTENCE.POSSO PEDIR PARA SER RESSARCIDO?

    Por favor preciso de uma resposta...para contato responda por aqui ou me mandem um e-mail:eletricistaoliveira@ig.com.br

    agradeço muitíssimo ^.^

    ResponderExcluir
  47. Oi estou trabalhando em um condomínio de luxo, e fico andando na rua ou junto ao muro cuidando as casas e os muros ,trabalho das 19 horas as 7 horas, e registrarão minha CTPS como porteiro ?? isso está correto??? fico ao ar livre na noite,sem guarita,e as vezes tenho que bater bastão ponto de uma em uma hora,nao temos bancos para sentar também??? Capão Da canoa RS

    ResponderExcluir
  48. bom dia

    um vigia de empresa pode fazer ronda com bastao e com horarios determinados?
    qual a responsabilidade dele quando ha uma invasao na empresa?
    a empresa pode pedir ao vigia que controle entrada e saida de veiculos e pessoas, alem de anotar em um planilha os horarios de entradas e saidas e solicitar assinatura dos funcionarios, e fazer teste de bafometro nas entradas e saidas de todos os funcionarios?

    ResponderExcluir
  49. Sou porteiro, mas uso farda "uniforme de vigilante" com conturna, braçadeira, fiel e apito, isso é correto ??? posso pedir equiparação salarial ?

    ResponderExcluir
  50. Ola,porque vigilante tem participacao de lucros,planos de saudes gratis,e porteiro nao PL e ainda tem que pagar seu plano de saude?
    Abcs!

    ResponderExcluir
  51. olá sou contratado como vigilante e minha empresa esta me colocando para trabalhar com outro vigilante mas na função de porteiro,isso é desvio de função?

    ResponderExcluir
  52. Olá!! Na minha carteira é como poerteiro, mas fa¢o serviço de vigilante. Eu estou trabalhando numa obra de uma grande empresa. Eu tenho q cuidar para funcionarios da obra não roubem material, fico numa guarita minuscula que não há geladeira, nem um micro para esquentar minha comida, não a banheiro por perto. Trabalho 12hs numa escala 4x1 com 30 minutos de intervalo. Gostaria de saber por onde posso começar a procurar meus direitos. Me dê a resposta por aqui ou pelo vitor_gzs@ig.com.br !!! obrigado pela atencao.

    ResponderExcluir
  53. shopping center é liberado de autorização da p.f,para obter segurança orgânica?

    ResponderExcluir
  54. trabalho em um shopping em belém que está fazendo manobra para não pagar os 30% de periculosidade, para nós dá segurança orgânica , para exercer a função tínhamos que ter curso de vigilante e fazíamos reciclagem a cada dois anos,agora eles querem nos enquadrar como fiscais de piso e com isso eles não estão mais exigindo que façamos curso de vigilante e reciclagem. por favor alguém me esponda é legal isso???

    ResponderExcluir
  55. amigo sou porteiro e o supervisor mandou eu cobrir uma falta quando cheguei no posto era para o lugar do vigilante eu cobri a falta e fui liberado as 05:00 mas meu horario era ate as 06:00 o vigilante q estava la me liberou mas cedo axo q é por causa q sou porteiro pra ninguem me ver...isso seria constrangimento vou jogar na justiça !!!! so cobrir uma falta no lugar de vigilante isso é causa ganha?? email rafafla@r7.com

    ResponderExcluir
  56. Bom dia a todos
    Eu fui contratado em uma empresa na função de auxiliar de Administrativo para efetuar a função em uma portaria, e depois mudaram a minha função de auxiliar adm..., para função de porteiro, trabalho contente na portaria, atendo pessoas e registro entrada e saída de veículos, fiz um curso de segurança patrimonial para empresas por minha conta para pegar mas experiência, trabalho com sistema de cadastramento de motorista e cadastramento de proprietário de caminhão para o carregamento, e só posso liberar um veiculo desse a entrar, se ele estive autorizado a embarcar, ou se o cliente tive saldo pra carregar, esse sistema é conjugado com a balança, uso um equipamento de som tipo corneta para chamar os mesmo pra carregar. Agora vem a pergunta: na mudança de função complica eu em alguma coisa?

    ResponderExcluir
  57. Pois bem.

    Se um empregado é contratado para desempenhar as funções de Porteiro, mas na verdade exerce esta apenas por um período e, o restante, normalmente no período noturno, passa a vigiar e a rondar, tal procedimento não é apenas para apagar as luzes, face ao longo período em que tem de rondar o local e, muitas vezes sozinho.

    Então, o acúmulo de função resta caracterizado, mesmo porque, a lei dos Vigilantes não impede a aplicação da verdade real existente em tais situações.

    Ademais, existe a convenção coletiva da guarda patrimonial que prevê um piso maior do que os percebidos pelos porteiros, sendo que ao vigiar o patrimônio em tais casos, não se exige aramento e ou treinamento.

    ResponderExcluir
  58. Bom dia!!
    Sou porteiro e presto serviço a uma empresa de laticínios. Aqui não tem vigilante, trabalha apenas um porteiro por turno na escala 12x36.
    Com isso todo o serviço fica a cargo do porteiro: Controle de acesso de funcionários e visitantes, controle de veículos de funcionários e visitante, atendimento de telefone, cadastro de notas fiscais em planilha excel e pesagem de caminhões (guardian). Não tiramos horário de refeição, nós trancamos todos os acessos ( porta de entrada, e portões) e almoçamos aqui mesmo no restaurante da fabrica, mas a nossa empresa nos paga essa hora de refeição.
    Isso tudo pode ser considerado excesso de função? Que direitos eu tenho? O que eu posso exigir?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  59. Ola meu esposo trabalha como porteiro mais agora,estao fazendo ele exercer a funçao de vigilante sem arma sem proteçao nenhum e ainda mais com o mesmo salario sem nada alem do salario.isso pode?se nao como posso denuciar.

    ResponderExcluir
  60. Ola!
    Trabalho de vigilante, mas além das rondas eletrônicas e das revistas em veículos que são minhas funções, também tenho que controlar entrada e saída de veículos e pedestres, tbm tenho que conferir lacre de caminhão, lançar os dados da nota em planilha especifica e lançar no computados, no caso isso não seria serviço de porteiro? Não é acumulo de função?

    ResponderExcluir
  61. Ola!
    Trabalho de vigilante, mas além das rondas eletrônicas e das revistas em veículos que são minhas funções, também tenho que controlar entrada e saída de veículos e pedestres, tbm tenho que conferir lacre de caminhão, lançar os dados da nota em planilha especifica e lançar no computados, no caso isso não seria serviço de porteiro? Não é acumulo de função?

    ResponderExcluir
  62. Ola!
    Trabalho de vigilante, mas além das rondas eletrônicas e das revistas em veículos que são minhas funções, também tenho que controlar entrada e saída de veículos e pedestres, tbm tenho que conferir lacre de caminhão, lançar os dados da nota em planilha especifica e lançar no computados, no caso isso não seria serviço de porteiro? Não é acumulo de função?

    ResponderExcluir
  63. Ola amigo.
    Sempre trabalhei 12x36 na mesma empresa, e agora mudaram o horário para 2x1 ( trabalhar dois dias pra folgar apenas um).
    Gostaria de saber se isso e correto, porque entro as 19 :00 e saio as 07:00 ( lembrando q agora acrescentaram 1 hora a mais de janta to totalizando 2 horas.

    ResponderExcluir
  64. Complementando o assunto abordado acima, trabalho como vigilante a noite toda, e realizo rondas de carro de hora em hora. Gostaria de saber se tenho direito ao descanso a cada hora de ronda realizada, lembrando que o período de duração de cada uma e de uma hora.

    ResponderExcluir
  65. Eu sou vigilante ,mais a empresa me colocou de porteiro isso é correto?

    ResponderExcluir
  66. olá sou vigilante e gostaria de saber se existe alguma lei que determine um tempo mínimo para bater bastão de ronda ?pois a empresa em que eu trabalho exigi que eu bata bastão de 10 x 10 minutos em um condomínio das 11 as 05 da manha eu acho desumano e gostaria de saber se eu poso fazer alguma coisa?

    ResponderExcluir
  67. trabalho em uma empresa e quando conferi a minha carteira percebi que a função assinada na carteira é de Segurança e o CBO 517330 mas o salário que recebo não é de vigilante e sim de porteiro ...o que fazer

    ResponderExcluir
  68. Ola...Sou Vigilante, com curso tuo certinho, mais atuamente trabalho cono Vigia em um Condominio...fazer rondas.com o bastao e normal?

    ResponderExcluir
  69. Olá! Sou Vigilante, mais atualmente trabalho como Vigia em um Condomínio! Faço ronda com o bastão eletrônico, mais ou menos de 40x40 minutos... Além das rondas, ainda somos obrigados pela Síndica, a fazer a "Abordagens" a moradores ou visitantes que venham a fazer bagunça ou falar alto após ás 22hs! Corremos riscos de segurança, pois não existe um controle na portaria, onde qualquer carro entra e sai a hora que quiser... A minha pergunta é a seguinte: Não caberia para essa função, o emprego de "Vigilante"? Nós desempenhamos a função de vigilante, mais a empresa nos paga como "Vigia Guardião", e na lei, nem existe essa função mais... Preciso de uma ajuda meio com urgência, é caso de justiça mesmo... A cobrança é grande, mais não reconhecem o nosso trabalho!!! Se alguém puder me orientar, me ajudar nessa questão, ficarei muito grato... Segue meu email: silvamlpr@gmail.com

    ResponderExcluir
  70. Sou porteiro e trabalho em pe 12 horas 12×36 faço ronda abro e fecho o shopping alem disso muitas das vezes carego camas ',vasos de plantas, tapunes pra fecha as lojas vazias etc.
    Queria saber ser isso e normal.

    ResponderExcluir
  71. Bom dia, sou Porteiro a 10 meses e trabalho em um Condominio e quero saber se Porteiro é Obrigado a fazer Rondas, cuidar dos Patrimônios dos Moradores,Salvar algumas Crianças quando estiverem se afogando etc...

    Por Favor me ajudem pois já não aguento mais ser Humilhado .....

    ResponderExcluir
  72. Bom tarde! Sou porteiro, trabalho 12x36 das 06:30 às 18:30, e das 12:00 às 13:00, sou obrigado a bater o cartão como se fosse intervalo, mas na verdade eu continuo trabalhando e inclusivo faço meu almoço na portaria, isso pode? o que eu tenho de direito? Estou fazendo essa pergunta como Anônimo porque tenho medo de ser demitido...

    ResponderExcluir